terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Da Influência da Religião

Falam muito de estado laico, que a religião desvirtua o estado... Talvez eu concorde mesmo com isso... Mas acho que seja no Irã, EUA ou Brasil, o pior problema pode não estar na mistura entre os dois, mas no baixo nível dos grupos religiosos dominantes, a má influência sobre a política seria apenas mais um dos sintomas revelando como é ruim o quadro destes grupos. Como dizem os próprios evangelhos, a árvore se mostra pelos frutos, um bom grupo religioso não é aquele que promete uma salvação vindoura cheia de glória, exclusiva para os seus adeptos, mas aquele que exerce uma boa influência sobre psique, sociedade, educação, política... Quando vejo que uma boa parte da comunidade religiosa brasileira se importa mais em simplesmente proibir abortos do que de cuidar da criança que não foi abortada, muito mais focados em proibir o kit gay do que combater a corrupção eu vejo que, num geral, os grupos religiosos brasileiros são lamentáveis. Apesar disso, não penso em sucumbir a anti-religiosidade, penso apenas em buscar um modo de vida religioso positivo(pois também seria injusto negar a existência dos bons exemplos), ao qual eu me adapte bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário